A novidade do momento é o anúncio da venda dos "naming rights" do estádio do Corinthians, feito em uma live na TV Corinthians na noite desta segunda-feira (01), que batizou o estádio por "Neo Química Arena", levando o nome da empresa "Neo Química" no nome do estádio.
Por conta do nome da empresa estar no nome do estádio do Corinthians, o público refletiu a seguinte pergunta: "Será que a Globo vai falar nome do estádio?". Seria básico e fácil responder, se a pergunta não houvesse embasamento, visto que a emissora carioca não fala o nome do estádio do Palmeiras (Allianz Parque) e nem o estádio em que o Bahia manda seus jogos (Arena Itaipava Fonte Nova). A justificativa da emissora é que as marcas "Allianz" e "Itaipava" não tem direito de terem suas marcas expostas na televisão em razão de não terem pago para a mesma a publicidade no horário do futebol. Por outro lado, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, afirmou que a Rede Globo irá pronunciar o nome verdadeiro do estádio do timão: “Eles vão falar” disse o presidente corinthiano ao jornalista Jorge Nicola, publicado em seu blog no Yahoo.
Na minha opinião - apenas um consumidor de futebol - a RGT (Rede Globo de Televisão) comete um erro gigantesco ao não dizer os nomes dos estádios, pois quando a empresa compra os naming rights de um estádio, ela fornece dinheiro para o clube em questão se manter com as contas em dia e reforçar seu elenco, melhorando a qualidade do futebol e trazendo ainda mais patrocinadores para o campeonato que disputa. Logo, o que a RGT faz ao não dizer os nomes dos estádios, é jogar contra o próprio produto, pois uma vez que quando mais o campeonato se fortalece, fica mais atrativo, gerando audiência para a RGT, fazendo com que a emissora ganhe mais dinheiro.
Em contrapartida, a justificativa da Globo para o boicote das marcas, segundo Luiz Felipe Castro, para a Revista Veja: "A ideia por trás do suposto boicote é de que a citação do nome “completo” da equipe se trata de propaganda gratuita.".
Contudo, na minha visão de telespectador, a Rede Globo se coloca "acima do bem e do mal" quando resolve boicotar as marcas alegando que "faria propaganda gratuita", sendo que todo mundo sabe que a "Arena Palmeiras" - como chama a Globo - se chama "Allianz Parque", e o debate nacional, e o incomodo da torcida do Palmeiras, geram ainda mais publicidade para a marca "Allianz" do que se a RGT reproduzisse o nome correto do estádio em suas transmissões.
Comentários
Postar um comentário